“Murakami conta a história subtil, encantadora, profunda e muito sensual de um amor destinado à tragédia.”
Publishers Weekly

“A deeply troubling yet poetically beautiful story” – Marie Claire 

“Catches the absorption and giddy rush of adolescent love… It is also, for all the tragic momentum and the apparently kamikaze consciousness of many of its characters, often funny and quirkily observed.” – Times Literary Supplement

Sumário: Ao ouvir a sua música preferida dos Beatles, Norwegian Wood, Toru Watanabe recorda-se do seu primeiro amor , Naoko, a namorada do seu melhor amigo Kizuki.

Imediatamente regressa aos seus anos de estudante em Tóquio, à deriva num mundo de amizades inquietas, sexo casual, paixão, perda e desejo – quando uma impetuosa jovem chamada Midori entra na sua vida e ele tem de escolher entre o futuro e o passado.

Norwegian Wood explora os amores e as aventuras sexuais do estudante Toru Watanabe em Tóquio, nos anos 60. Depois de Kizuki inexplicavelmente cometer suicídio aos 17 anos, Watanabe apaixona-se pela sua namorada, a bela Naoko, quando a encontra em Tóquio, altura em que ambos tentam entrar para a faculdade. Mas Naoko não consegue amar outra pessoa e, enquanto Watanabe tenta fazer novas amizades e começa a trabalhar, Naoko afasta-se ainda mais, acabando por ir parar a um sanatório. Entretanto, a impetuosa e ligeiramente louca Midori entra na vida de Watanabe. Quem escolherá ele para sua companheira? Finalmente, Watanabe consegue reconciliar-se com o passado para poder avançar para o futuro.
Este livro melancólico descreve o amor de um intruso solitário à deriva num mar de tragédia e paixão. Com o movimento contra a Guerra do Vietname como pano de fundo, Norwegian Wood usa uma linguagem profunda para falar de uma pessoa forçada a dar o melhor a fim de transformar os sonhos de um rapazinho no destino de um homem.

Opinião: Haruki Murakami é um dos autores que mais gosto de ler. Não me lembro como descobri Norwegian Wood, mas lembro-me de ter sido um dos livros que, após fechado, me deixou várias vezes a pensar o que tinha lido.

É um livro que explora o amor, sexo, e doença mental, nos anos 60.

A história centra-se à volta de Toru Watanabe, quando ele se recorda do amor por Naoko, namorada do seu melhor amigo (Kizuki) na adolescência, que se suicidou aos 17 anos, após um jogo de snooker. Quando Watanabe entra na faculdade, em Tóquio, ele encontra Naoko, que acaba por ir para um asilo, por não conseguir relacionar-se com ninguém. Marcados pelo suicídio de Kizuki, os dois aproximam-se e tentam manter uma relação, sendo evidente durante a narrativa que o estado psicológico de Naoko fica cada vez mais abalado, nunca tendo conseguido recuperar do suicídio de Kizuki. Naoko é internada numa casa de repouso, tendo visitas de Toru. No entanto, este acaba por conhecer Midori, uma colega do curso dele, que trabalha numa livraria e é muito moderna (a contrastar com a personalidade de Naoko.) Sentimos a luta de Toru contra o passado e contra o presente – e o medo e obrigação da perda de Naoko.

Em resumo, a história revolve-se entre a relação delicada de Toru com Naoko e as explorações com as colegas dele.  Culmina tristemente para Naoko, que tem um desfecho desagradável mas previsto conforme vamos percebendo ao progredir na leitura.

É uma narrativa que tem tudo – amor, sexo, amizade, paixão, perda – e está brilhantemente escrita. Sentimos a luta de Toru em enquadrar-se no seu próprio mundo, confuso com a sua relação com Naoko, se ela existe ou não.

É um livro triste, mas muito bem escrito, o que seria de esperar de Murakami (embora tenha detestado a narrativa de Sputnik, Meu Amor). Tem um filme adaptado, com o Kenichi Matsuyama (o L de Death Note) como protagonista, o qual é um filme bom (tem paisagens espectaculares!), embora o livro seja muito melhor.

Nota: 4/5

Having problems? Please report here
Need books!!!
Adblock enabled
Posts created 18

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top

Copyright © Notiepad
 hosted by PurpleProfile.pt