Sputnik, Sweetheart – Haruki Murakami

Sinopse:
«O narrador, um jovem professor primário, está apaixonado por Sumire, uma rebelde que conheceu na universidade. Um dia, num casamento, Sumire conhece Miu, uma mulher fascinante e misteriosa, de meia-idade, por quem se apaixona loucamente, acabando por se transformar na sua secretária. Partem para a Europa, numa busca que as empurra para uma estranha e mútua descoberta, e também para um desenlace assombrado. Ensaio sobre o desejo humano e a especulação sobre o destino, o livro de Haruki Murakami é um exuberante exemplo da arte de um dos mais importantes escritores do Japão contemporâneo.»

Opinião:

Gosto de Murakami, mas este livro custou-me a ler. Talvez porque li primeiro Norwegian Wood, que para mim é um livro fantástico, e Sputnik não atingiu as minhas expectativas.

A narrativa é cliché; não traz nada de novo para quem já leu vários livros do mesmo autor. Personagem principal solitária; gatos; fantasias sexuais; sonhos estranhos; o mesmo tipo de música… Chega a ser chato, na minha opinião; não senti nenhum interesse em nenhuma parte da história, e achei tão chato que quando acabei de o ler não me recordava de metade. Não há magia neste livro, é simplesmente desinteressante.

Sumire é uma personagem básica, uma personagem “muito batida”: é a típica escritora, fuma, e está sempre à beira de um meltdown.

Um exemplo que posso dar para tentar explicar o quão distante me senti do livro, posso referir a viagem de K desde o Japão até à Grécia. Não senti que ia com ele. Senti apenas aborrecimento página após página.

Para mim foi frustrante a leitura deste livro. Queria gostar, por ser Murakami, e tentei, mas não consegui. É um livro desinteressante. Talvez a minha opinião fosse o contrário se tivesse sido o primeiro livro a ler do autor… Já tentei reler (tanto em português como em inglês) mas não consegui.

Quem nunca leu Murakami, que comece por Sputnik, para não cair nesta desilusão a que me sujeitei.

2/5


Having problems? Please report here
Need books!!!
Adblock enabled
Posts created 18

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top

Copyright © Notiepad
 hosted by PurpleProfile.pt